Ads 468x60px

.

Sete namorados

Há certa perplexidade nos adultos ao ver sinais de namoricos cada vez mais cedo nas novas gerações. O meio social-cultural, sem dúvida, influi nisso.

Existe uma música infantil com o seguinte verso *:

- sete e sete são catorze,
com mais sete são vinte e um,
tenho sete namorados
e não gosto de nenhum


A análise que se pode fazer é simples, tal como a mensagem que letra passa às crianças. Qual é essa mensagem?

Óbvia, aos meninos implicitamente para compartilhar suas namoradas. Para as meninas a leitura do conteúdo do verso é ter vários namorados.

Não há dúvida quanto ao conteúdo literal que difunde.

Reforçando como se fosse uma lógica, dá um ar de raciocínio correto tal como é a certeza matemática, em razão dos primeiros resultados dos cálculos que menciona.

É péssima essa educação de, a um só tempo ilustrar para as meninas a posição de “corre-mãos” entre os namorados e para os meninos a de paspalhões que dividem as namoradas.

Uma “educação” com essa mensagem logo nos primeiros anos, associada a outros reforços culturais possíveis de ocorrer, é inteiramente dispensável.

No blog Opiniões Sobre Isso há a seguinte análise:


(...)
terceiro verso:
tenho sete namorados, denota uma grande promiscuidade não revelada pela juventude.
enquanto se pensa que as criancinhas estão a jogar ao berlinde ou a saltar à corda, eis que, subliminarmente, se afirma numa canção a predisposição para o namoro.
salienta-se aqui também o sentimento de partilha entre o género masculino, que não se importa de compartilhar a namorada, tal como empresta as canetas de feltro.

Embora se possa contra-argumentar que a finalidade da letra foi somente propiciar uma rima, essa poderia estar presente com um conteúdo mais educativo.

A melhor educação ainda é a boa e permanente conversa amiga que o pai pode ter diariamente, reforçando com exemplos positivos aquilo que ensina e tentando desfazer parte de toda a cultura ruim que o meio externo incute.

*  Procuramos pela autoria da letra, mas não encontramos nas buscas que fizemos no Google. Letra disponível em:
http://www.apena.rcts.pt/aproximar/rimas/Fortios/rimas1.htmhttp://opinioessobreisso.blogspot.com/2006/09/anlise-de-poema.html
  – http://www.letras.com.br/eliana/brincando-de-roda  –  Indisponível em: http://letras.terra.com.br/  –  Acessados em 13.5.2011.

(Deixe seu comentário: Concorde – Discorde – Opine)

3 comentários:

Enigmático e Realístico disse...

Este exemplo citado no post foi um bem leve por sinal.

Atualmente a influencia midiatica e da internet é muito mais forte que essas antigas cantigas.

Posso citar inumeros artistas e musicas que façam apologia a promiscuidade e que estejam em evidencia com os jovens.

Mas desses vou pegar um caso mais leve que é o Justin Bieber. Enfim, ele esta em evidencia com os mais jovens, porem suas letras falam somente do "amor" e de suas desilusões amorosas...

Eu tenho bastante contato com crianças, VARIAS delas com 5, 6 anos de idade são fãs de justin bieber. Agora me diga, essas crianças realmente tem discernimento para escutar sobre o amor e desilusões amorosas quando são crianças? Creio que não.

Isso é um incentivo subjetivo a vida amorosa, melhor dizendo a promiscuidade.

Claro que essas crianças que eu conheço sao brasileiras e não entendem ingles, o que eu quis dizer é que nos EUA as crianças de la entendem, e a faixa etaria é a mesma.

De qualquer maneira seu apontamento é verdadeiro, e esse buraco é bem fundo. Isso tudo é fruto da inversão de valores atual que transforma novos seres humanos em maquinas emocionais e consumistas.

Pra quem quiser ler eu falo um pouco mais sobre isso neste post abaixo. Claro que minha linguagem não é formal, mas a mensagem é a mesma

http://enigmaticoerealistico.blogspot.com/2011/03/o-feminismo-nao-vai-acabar-doutrinacao.html

Fábio Mariz disse...

Oie Sou Fábio Mariz do BLOG => Mariz.Moda , olhando aqui uns blogs, encontrei o seu, adorei assim que vi seu blog e já estou seguido, visite o nosso e seja um seguidor.

#ABRAÇOS

(http://www.marizmoda.blogspot.com)
Siga-nos no twitter:
@FabioMarizReal & @MarizModa

André disse...

Certa vez o Pastor da Igreja Evangélica que eu frequentava, disse certa vez que quando ele começasse a ter os filhos dele ele iria controlar a Televisão. Hoje 18 anos depois vejo como ele estava certo sobre tudo.

Postar um comentário